Axis communications e a added levam tecnologia de videomonitoramento de ponta para o colégio franciscano nossa senhora aparecida

O novo sistema aumentou os índices de produtividade em todos os processos que envolvem o sistema de videomonitoramento, como: prevenção de problemas, solução de incidentes e busca de imagens para análise.

Com sua tecnologia inovadora, a Axis Communications contribui para um mundo mais inteligente e seguro ao criar soluções IP que fornecem informações para melhorar a segurança e viabilizar novas formas de exercer a atividade comercial. A companhia fornece produtos e serviços para videovigilância e análise de vídeo, controle de acesso e sistemas de áudio.
Entre os muitos cases da companhia, a empresa juntamente com a Added levou a tecnologia Axis para o Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (Consa), um dos colégios mais tradicionais de São Paulo que foi fundado em 1937, anteriormente o Consa dependia de 16 câmeras analógicas, com baixa qualidade de imagens, para apoiar a segurança dos estudantes, colaboradores e visitantes. Diante das novas exigências de qualidade, surgiu a necessidade de aumentar os ambientes monitorados de forma discreta, com 100% dos equipamentos IP e alta qualidade nas imagens. O principal desafio era viabilizar esse projeto sem gerar um alto volume de dados.Em pouco tempo, o Consa aumentou a quantidade de câmeras em mais de 10x.

A instalação em todas as fases do projeto foi fácil e rápida devido ao trabalho da Added que, durante a pré-venda, foi a integradora responsável por dimensionar o projeto utilizando a ferramenta AXIS Site Designer – assim, no momento da instalação, grande parte das informações-chaves já haviam sido mapeadas. Além disso, o grande diferencial tecnológico para o colégio foi o Axis Zipstream. Essa tecnologia permitiu com que o volume de imagens de 175 câmeras de vídeo IP pudessem ser armazenadas e processadas no servidor do colégio com uma compressão adicional ao padrão H.264. Para a instituição, o Axis Zipstream representou uma economia superior a 30% com recursos de processamento

O novo sistema permitiu ao colégio uma nova forma de operação: proatividade na gestão dos eventos, baseada em dados e com uma atuação mais rápida. Na prática, além da segurança patrimonial, as imagens ajudam a rastrear objetos perdidos pelos estudantes e, em comparação com o sistema anterior, diminuiu em mais da metade o tempo para busca de imagens, otimizando o tempo da equipe de segurança. O novo sistema ainda aumentou os índices de produtividade em todos os processos que envolvem o sistema de videomonitoramento, como: prevenção de problemas, solução de incidentes e busca de imagens para análise.
“Quando precisávamos de determinada imagem, ao resgatá-la, a qualidade era baixa e não colaborava para a solução do incidente”, lembra Franklin Machado, gerente de Tecnologia da Informação e Infraestrutura do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida. Para um sistema mais efetivo, era necessário cobrir todas as Entradas/Saídas, Pátio, corredores, baias de embarque e desembarque, garagem, perímetro, o Teatro Consa, o parque infantil, quadras, laboratórios e também a área da biblioteca. Diante do desafio de expansão, que poderia onerar o projeto ao exigir mais armazenamento, a proposta da Added recorreu ao Axis Zipstream. A tecnologia preserva todos os detalhes forenses importantes enquanto reduz os requisitos de largura de banda e armazenamento em uma média de 50%. “A Added mostrou para o cliente que a solução da Axis permitiria utilizar o servidor que o cliente já tinha. A qualidade dos produtos Axis, a garantia e suporte oferecido pela empresa, o pioneirismo em processamento de imagens, somadas à expertise da equipe Added, conseguiu ganhar a confiança do cliente”, aponta Fábio Novaes, Gestor de Infraestrutura da Added.

Machado, do Consa, completa que as imagens registradas nas soluções da Axis também resolvem questões de incidentes com alunos, colaboradores ou visitantes, objetos perdidos e análise de movimentação. “É comum os alunos esquecerem objetos pelo colégio. Com os recursos tecnológicos, o tempo para busca das imagens caiu absurdamente, otimizando o tempo da nossa equipe de segurança”, comenta. Também é possível recorrer às imagens das câmeras como evidência judicial. Isso representa uma garantia para pais, colaboradores e a instituição de ensino, que conseguem apresentar provas materiais em casos de incidentes dentro e fora da escola.
O Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida observou que, graças aos presets de eventos configurados nas câmeras, foi possível reduzir o número de operadores, uma vez que o próprio sistema traz as informações pertinentes de eventos, conforme configurações realizadas. Com um histórico tão positivo, as imagens mostraram valor e abriram espaço para novas tecnologias, como soluções de Áudio IP Axis que estão sendo estudadas, e projetos maiores. “Montamos um ambiente de monitoramento que tem contribuído cada vez mais com a segurança de todos que acessam os nossos complexos. Apesar da boa cobertura dos ambientes, temos ainda projetos de expansão nesta unidade e nos demais colégios da rede fora de São Paulo”, agrega Machado.

 

  • axis
  • cisco
  • dell
  • furukawa
  • jabra
  • trend
  • veemm
  • vertix
  • vm

© Added todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Next4.