NOVO ESCRITÓRIO DA GALDERMA ADOTA SOLUÇÃO CAT 6 A MULTINACIONAL SUÍÇA ALIA TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE EM SUA ESTRUTURA
Com a necessidade de ampliar a estrutura local por conta do crescimento dos negócios no país, a farmacêutica Galderma incorporou uma nova solução tecnológica em seu novo escritório.
Visando atender diretrizes de responsabilidade socioambiental, a multinacional suíça mudou suas instalações administrativas e comerciais para uma área de 1500m2 em um prédio com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) em um dos principais centros de negócios da capital paulista. A adoção de um sistema de cabeamento Categoria 6A Furukawa, foi outra solução bastante sustentável seguida pela empresa, que acabou por tornar-se, também, parceira do programa de responsabilidade compartilhada Green IT Furukawa.
De acordo com a Galderma, alguns requisitos foram decisivos à contratação da Furukawa para o novo ambiente de rede da operação local, formada por aproximadamente 300 colaboradores em todo o território nacional . “Nós queríamos tecnologia avançada, qualidade de produto, preservação do investimento e um adicional importante para que também a área de TI da Galderma fosse um modelo de responsabilidade ambiental, já que hoje as diretrizes de sustentabilidade são determinantes na concepção geral da marca.”, explica Rodrigo Gonzalez, Analista de Negócios da Galderma e responsável pela gestão de todo o processo de mudança realizado no Brasil.
“Essas características essenciais foram plenamente atendidas pela Furukawa, que além de diferencial em inovação tecnológica e excelência no atendimento é o um dos maiores fornecedores de tecnologia com um programa sério de sustentabilidade e preservação do Meio Ambiente, do qual agora a Galderma é parceira.”, completa.
Eduardo Kondo, CIO da subsidiária brasileira da Galderma comenta: “Nossa opção pela tecnologia 6A da Furukawa impressionou o comando global da empresa, já que, normalmente, essa solução de cabeamento estruturado é requisitada para a infraestrutura de grandes Data Centers”. Segundo o executivo, a nova rede de comunicação da Galderma está interligada via operador global de telecomunicações à fabrica de Hortolândia, interior de São Paulo, e ao escritório matriz. Rodando 100% IP (internet protocol) sobre um único sistema de cabeamento estruturado, o ambiente integra dados , voz vídeo e segurança, baseados em um centro de dados próprio, e em nuvem, com integração com as aplicações usadas pelos representantes comerciais da companhia que atuam junto aos médicos, distribuidores e às grandes redes farmacêuticas do país. Também integra o sistema de telefonia (VoIP) e o tráfego de imagens para a gestão dos documentos, videoconferência, além do sistema de controle e acesso físico, com câmeras de segurança instaladas.
“Temos um grande ambiente horizontal disponibilizando 10GbE em servidores UTP e 1Gbps nas estações dos usuários. Já estamos prontos para integrar os equipamentos de próxima geração 10-40GbE”, observa Kondo. Rodrigo Gonzalez conta que um dos grandes diferenciais no processo de migração e mudança foi o atendimento da Engenharia da Furukawa e do seu integrador Added, dando total apoio e sustentação às características do projeto e às instalações. “Construímos tudo em 30 dias, integrando 400 conexões CAT.6A, sem parar a operação. Certamente a ousadia ao adotar a tecnologia em CAT.6A requereu o suporte técnico da Furukawa, pois nessa solução tudo é blindado, com uma forma de conectorização mais complexa. Trabalhamos em dois turnos para cumprir o prazo de entrega que havíamos determinado e superamos as expectativas. Tudo correu muito bem.”, diz o executivo.
REDE VERDE
Ao tornar-se parceira do Programa Green IT da Furukawa, a Galderma está contribuindo para o movimento de aceleração das Redes Verdes no Brasil. Todos os cabos e materiais das antigas instalações da empresa foram retirados e entregues ao fabricante para reciclagem pelas empresas homologadas pelo Programa. Os materiais reciclados são transformados novamente em matérias-primas utilizadas por diferentes tipos de indústrias no Brasil. Nesta ação de modernização tecnológica, a Galderma reciclou através do Green IT Furukawa 325 kg de materiais de rede, deixando de depositar em aterros industriais 162,5 kg de produtos de gerações anteriores contendo metais pesados, como chumbo e o cádmio, entre outros. Com a reciclagem dos materiais também foi possível reduzir a extração de 30,87 toneladas de minério de cobre do Meio Ambiente e o consumo de 3.107 Kwh de Energia, o suficiente para abastecer 21 residências durante um mês.
SERVIÇO ADICIONAL
Antecipadamente às determinações da nova Lei brasileira de Resíduos Sólidos o Programa Green IT Furukawa foi criado em 2007, originando-se do conceito de responsabilidade compartilhada em relação à destinação de resíduos. Muito conhecido pelas operadoras de telecomunicações no Brasil, em 2007 foi ampliado para os setores corporativo e público.
Nas novas instalações da Galderma Brasil em São Paulo há a separação de coleta seletiva para reciclagem de materiais e os móveis são de madeira de reflorestamento. Já o prédio está registrado no U.S. Green Building and Council para a categoria Core & Shell e destina 40% da sua área total para uso livre, o dobro das dimensões exigidas pela certificação LEED e cumprindo uma série de requisitos que envolvem de reservatórios e reuso de águas pluviais a elevadores inteligentes.