Skip to main content

Cabonnet aumenta capacidade de rede com produto Cisco fornecido pela Added

O CMTS Cisco permitiu à companhia suportar até 5 mil clientes online, com possibilidade de balanceamento da rede entre clientes.

A Cabonnet, operadora de serviços multimídia de TV por assinatura e internet banda larga, que atua no interior de São Paulo, optou pela implantação de CMTS Cisco, adquirido por meio da Added, para suportar maior demanda em sua rede.

Segundo Rafael Rapchan, sócio-administrador do grupo Cabonnet, a empresa sentiu necessidade de aumentar a banda de rede e continuar a atender adequadamente seus clientes, no acesso a internet, baseada em tecnologias de rede por cabo coaxial e fibra ótica. “Tínhamos capacidade de oferecer acesso a até 250 clientes online. O CMTS Cisco permite suportar até 5 mil clientes online, de acordo com dados da Added”, afirma.

Para obter capacidade semelhante, a Cabonnet teria de instalar vários equipamentos com a marca que já utilizava. “Como o produto da Cisco é modular, podemos adequar a demanda”, comenta Rapchan. Outro benefício apontado pelo executivo é o fato do CMTS Cisco possibilitar melhor distribuição de banda em cada frequência da rede da companhia. O suporte a nova versão ao protocolo TCT/IP, o IPv6, também foi um fator decisório para o investimento, pois com a eminência do esgotamento de endereços na versão IPv4, a Cabonnet já está se adequando às novas necessidades para atendimento ao cliente.

A decisão de adquirir o equipamento foi tomada em outubro de 2011. “Fizemos o pedido para a Added, que nos deu prazo de 60 dias, cumprido rigorosamente. O produto começou a ser implementado em janeiro”, conta Rapchan. A implementação foi realizada junto com a provedora de soluções Interfocus Tecnologia. “Não encontramos dificuldade neste processo, pois fomos informados sobre como seria o funcionamento do CMTS Cisco, que correspondeu ao esperado”, afirma.

Rapchan destaca, entre os primeiros resultados da implementação, a possibilidade de obter balanceamento da rede entre os clientes. “Ainda não finalizamos o processo de migração da plataforma, mas já podemos observar pontos satisfatórios”, explica.

A escolha da Added para aquisição do produto foi fruto de indicaçao da Interfocus Tecnologia, que mostrou casos de sucesso da companhia no fornecimento de equipamentos para empresas de TV a cabo e internet banda larga. “Em nosso primeiro negócio com a Added, a empresa superou as expectativas e fez uma entrega correta, cumprindo o prazo”.