Como a tecnologia evoluiu o setor de educação como negócio
Por Sonia Poloni
A revolução digital tocou quase todos os aspectos de nossas vidas. Mais de 3,5 bilhões de pessoas têm acesso à internet e estima-se que mais de 5 bilhões possuam algum tipo de dispositivo móvel, sendo que metade delas são smartphones. Esse nível de conectividade influenciou a forma como as pessoas interagem, recebem notícias e veem o mundo ao seu redor.
Não é de se admirar, portanto, que essas tendências de transformação digital também tenham impactado fortemente o setor educacional. Desde os educadores do ensino fundamental até os do ensino superior, a transformação digital afetou as salas de aula e como esses professores alcançam seus alunos. Essas mudanças foram aceleradas pela pandemia do COVID-19, que fechou escolas em inúmeros países ao redor do mundo. Em um esforço para ajudar os alunos a continuar aprendendo, muitas escolas e professores recorreram à tecnologia para ajudá-los a preencher a lacuna.
EAD, no entanto, tem sido apenas uma maneira pela qual a tecnologia digital e os avanços impactaram os alunos e as tendências na sala de aula. Abaixo, seguem as principais tendências digitais que vimos surgindo à medida que as escolas começaram a adotar o poder da Internet no ambiente escolar.
Acessibilidade e acesso
Uma das tendências de transformação digital mais inspiradoras para o setor de educação é a melhoria da acessibilidade à escola, aulas e até programas de graduação para alunos de todas as idades. Os alunos que podem ter deficiências que impedem sua capacidade de acessar certos tipos de informação descobrirão que a tecnologia pode ajudar muito a remover essas barreiras. Por exemplo, programas de conversão de texto em fala e programas que transcrevem o conteúdo ditado podem ajudar a melhorar a capacidade de todos os alunos de acessar as informações apresentadas pelas escolas. Aqueles com problemas visuais ou de áudio, bem como dificuldades de leitura, podem se beneficiar desses diferentes tipos de tecnologia que lhes permitem aprender e obter diplomas. A acessibilidade e o acesso também continuam a melhorar do ponto de vista geográfico graças à tecnologia.
Aprendizagem personalizada
Abordagens de aprendizagem personalizadas também têm sido um componente importante da revolução da educação digital. Muitas escolas e programas começaram a perceber o valor de oferecer soluções adaptáveis para os alunos com base em seus próprios pontos fortes e fracos. Abordagens de aprendizagem personalizada fornecem uma série de benefícios para os alunos e instituições de ensino. Quando os alunos podem aprender de uma maneira que se adapte melhor às suas próprias abordagens de aprendizagem, isso os ajuda a absorver e reter informações críticas; a personalização os capacita a avançar em sua educação.
Realidade virtual
A realidade virtual tornou-se um componente cada vez mais importante da tecnologia em todos os setores. Apesar de ter sido inicialmente utilizado como forma de entretenimento, também tem chamado a atenção pelo seu potencial em sequências de treinos ou mesmo de compras. No mundo da educação, a realidade virtual pode oferecer aos alunos a chance de “experimentar” o material que aprendem antes de realmente passarem para as aplicações do mundo real.
Oportunidades de aprendizagem armazenadas na nuvem
A nuvem oferece aos alunos e professores a chance de se conectar de praticamente qualquer lugar. Eles podem usar esses tipos de aplicativos enquanto estão sentados em uma sala de aula pessoalmente, de casa ou até mesmo do outro lado do mundo. Quando a pandemia chegou, ela apenas acelerou o potencial para esses tipos de aplicativos. Os professores começaram a usar uma variedade de plataformas diferentes para apresentar palestras e postar vídeos para os alunos para ajudá-los a acompanhar seus estudos, apesar de não poderem se encontrar pessoalmente.
IoT
Na era dos dispositivos “inteligentes”, a Internet das Coisas, ou IoT, está cada vez mais presente ao longo da vida das pessoas. Na educação, essa tendência começou a ajudar a conectar instituições de ensino e alunos de uma maneira totalmente nova.
Big Data
As instituições coletam há muito tempo uma infinidade de informações sobre seus alunos, incluindo dados demográficos, notas e turmas. O big data oferece a eles a oportunidade de levar essas informações muito mais longe e usá-las para entender melhor as tendências e os sucessos e fracassos dos alunos.
Além de todos estes pontos, é fundamental considerar a segurança dos dispositivos. Com a tecnologia se tornando rapidamente um recurso tão crítico na vida diária de alunos e professores, a segurança tornou-se outra tendência necessária na revolução da educação digital, pois as instituições de ensino coletam uma grande quantidade de informações críticas sobre os alunos, desde seus dados pessoais até as notas. Obviamente, para que todos estes pilares funcionem, a jornada da transformação digital de instituições de ensino demanda um portfólio e ecossistema completos de soluções, além de uma consultoria estratégica empresarial para dirigentes educacionais com foco em novos ambientes e processos de ensino e aprendizagem para as necessidades atuais.
Sonia Poloni, Business Development Manager da Added.