Roubo de identidade corporativa: um problema crescente para as organizações
As organizações estão constantemente em ataque. Nos últimos anos, um tipo específico de ataque ganhou força: o roubo de identidade corporativa. O roubo de identidade consiste no ato fraudulento de usar o nome e informações pessoais de outra pessoa, sem sua permissão, para cometer fraudes e vários outros crimes.
Os cibercriminosos, geralmente, roubam informações como nomes, datas de nascimento, endereços, números de identidade, detalhes de contas bancárias e cartões de crédito e muitos outros fatores de identificação que provam quem você é. Embora grande parte do foco do roubo de identidade tenha sido a violação de dados pessoais, o roubo de identidade corporativa também é significativo.
O roubo de identidade corporativa envolve um fraudador se passando por uma empresa para cometer crimes. As táticas podem se assemelhar a um esquema clássico de phishing, em que um fraudador finge ser um executivo da empresa que precisa urgentemente de uma transferência eletrônica para uma conta nova ou desconhecida. Ou pode envolver a criação de uma conta comercial em nome de uma empresa ou o fraudador aproveitando o malware para se infiltrar nas redes comerciais para obter informações de cobrança e fatura ou detalhes da conta financeira por meio de conversas de e-mail.
Os criminosos visam as empresas, principalmente as pequenas, porque elas possuem contas bancárias maiores, o que significa muito mais lucro. Além disso, muitas empresas ainda não possuem uma maturidade de tecnologia de segurança da informação adequada, o que resulta em uma certa facilidade para acessar os sistemas e facilitar o crime.
Em um caso de roubo de identidade corporativa, tanto os funcionários quanto os clientes podem ser severamente afetados. No entanto, apesar disso, ainda há muito pouca conscientização sobre o tema entre os CEOs. Há relativamente pouca cobertura da mídia sobre o problema, e muitos CEOs são propensos a levar a questão de forma muito leve, vendo as medidas preventivas de segurança cibernética como custos desnecessários.
As consequências do roubo de identidade corporativa
O roubo de identidade corporativa pode trazer muitos impactos negativos para o negócio. Entre os principais, estão:
• Reputação afetada;
• Perda de receita;
• Falência;
• Penalidades de compliance;
• Quedas na pontuação de crédito;
• Clientes perdendo dinheiro e entrando com ações judiciais.
Como se proteger?
Apesar de se tornarem cada vez mais os principais alvos de roubo de identidade, as empresas ainda podem adotar uma série de medidas para evitar serem vítimas de um. Algumas estratégias práticas que as empresas podem implementar, incluem:
1.Educar os funcionários sobre as melhores práticas de segurança cibernética
A compreensão das práticas de proteção contra fraude e segurança cibernética deve começar de cima para baixo. Uma vez que uma empresa tenha controles internos, o próximo passo deve ser treinar os funcionários sobre as melhores práticas para prevenir e lidar com ameaças de segurança cibernética e atividades fraudulentas.
Algumas das práticas de prevenção de roubo de identidade mais essenciais a serem ensinadas devem envolver a implementação de protocolos comerciais, identificação de fraudes, gerenciamento de senhas, navegação segura na Internet, phishing de e-mail e como denunciar ataques cibernéticos.
2.Investir em tecnologia de segurança da informação
Você sabe que não deve dar informações a qualquer um que peça, mas às vezes as falhas de segurança estão além do controle humano. Um investimento em software de segurança cibernética forte pode ajudar muito quando se trata de proteger sua empresa contra roubo de identidade.
Isso também inclui a aquisição de firewalls fortes, VPN para acesso externo, armazenamento seguro de dados fora do local, redes wireless seguras, entre outros. Se a sua empresa não tem recursos para adquirir todas as tecnologias necessárias, é possível contratar a infraestrutura como serviço (IaaS).
3. Estabelecer protocolos rígidos de segurança
Estabelecer um conjunto de protocolos para uma melhor comunicação e segurança é crucial para a prevenção do roubo de identidade corporativa. Exemplos disso são os seguintes:
- Restringir o acesso de funcionários a informações confidenciais, senhas e outros arquivos (por exemplo, listas de clientes e arquivos contábeis);
- Alteração de senhas a cada trimestre;
- Armazenar registros de negócios em armários de arquivos trancados ou repositórios criptografados;
Destruir registros antigos; - Determinar quem tem acesso a informações específicas e quem é responsável por monitorar e regular as informações relacionadas aos negócios;
- Revogar o acesso às informações da empresa imediatamente após a saída de um funcionário.
Essas são apenas algumas das medidas a serem tomadas. A melhor forma de se proteger é estar preparado. Quanto mais medidas de segurança a sua empresa tomar, menores são as chances dela se tornar a próxima vítima dos cibercriminosos.
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